segunda-feira, 17 de maio de 2010

-> História da Educação Especial em Águas Belas


Gicélia Bezerra da Silva;
Maria Giselle Silva;
Márcia Pereira da Silva;
Maria Ivalda da Silva;
Jucélio Nazário.







Esse artigo tenta mostrar como surgiu a educação especial em Águas Belas, a luta das famílias em conseguirem fundar o centro, onde seus filhos tivessem um atendimento especializado. A frustração com o fechamento. E a vitória em reabrir.

A professora Niérgina Barros de Oliveira, tendo uma filha com deficiência (DM – Leve), indo a APAE e ao Centro de Reabilitação em Garanhuns, junto com outras mães. Sentiu a necessidade de que o município criasse um local para atender essas crianças sem se deslocar para outra cidade.

Começou sua luta para que o município atendesse essas crianças. Em conjunto com outraas mães, procuraram profissionais no município que pudessem orientá-las quanto ao que poderia ser feito. Fizeram o projeto e levaram para o prefeito da época, em 1997, apreciasse. O projeto foi aceito e a partir daí deu-se o ponta pé inicial.

O centro foi inaugurado com o nome de Centro de Educação especial Deputado Audálio Tenório de Albuquerque, que passou a atender nas seguintes modalidades: área pedagógica, área clínica e oficina de artes. Nos horários matutinos e vespertinos. Com quatro salas de atendimento pedagógico, uma sala psicologia, fonoaudiologia, uma sala de artes e uma sala de deficientes auditivos. A oficina de artes atendia também crianças de outras escolas.

O centro funcionou por sete anos e foi fechado devido a inclusão, que foi colocada de forma a deixar traumas, pois deixaram as crianças e adolescentes desassistidas.

Os pais dessas crianças não quiseram matricular seus filhos na escola regular por terem medo dos seus filhos sofrerem preconceito.

Os pais de alunos especiais sonhavam com o dia em que seus filhos fossem tratados com o mesmo carinho e respeito de antes.

Em 2009 com uma nova administração, uma outra mãe conseguiu reunir os profissionais do antigo centro e assim reabrir, desta feita com o nome de Centro municipal de Reabilitação Especial, atendendo as mesmas modalidades.

Referência

SILVA, Gicélia Bezerra da Silva. Educação Especial em Águas Belas. (TCC).2009

Um comentário:

  1. Parabenizo a todos pela brilhante iniciativa,em prol da educação do município de Águas Belas.
    Sou filho natural de Aguas Belas,é sempre bom saber que temos pessoas agindo para que a educação no município avance!

    ResponderExcluir