segunda-feira, 17 de maio de 2010

-> TRABALHO INFANTIL

Antero da Silva Clarindo;
Geneci da Silva Oliveira;
Joana Vieira da Silva;
Juliene Maria Vieira;
Zeni Fagundes de Souza.




INTRODUÇÃO


Uma das situações mais problemáticas que se tem vindo a deparar ao longo dos anos na nossa sociedade é sem duvida a pratica do trabalho infantil, será que quando uma criança é vitima do trabalho infantil não estará a ser usada como um meio para se atingir determinados fins. No meu ponto de vista o trabalho infantil traz conseqüências para as crianças exploradas! Por exemplo, as crianças não podem ter uma boa educação, nem fazer atividades próprias de sua idade, o que prejudica a sua formação como pessoa e o seu desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO

No âmbito da vida cotidiana leva-se em consideração a interação da criança com os bens sócios culturais dos seus grupos e os conhecimentos das famílias sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos. Na serie estão contemplados as praticas cotidianas relacionadas aos cuidados, á educação e as formas de interação família-comunidade, no que se refere á criança.

Assim como a serie não pretende desvincular a educação escolar da vida comunitária, também os textos estão voltados para a compreensão da criança na sua totalidade sócio-historico-cultural.



CONCLUSÃO


Não podemos baixar os braços, não podemos esquecer estas crianças, o único meio de impedir a renovação desse ciclo, no meu ponto de vista, é através de políticas sociais direcionadas ás crianças trabalhadoras e essas medidas serem tomadas pelo governo que nós vamos escolher, ou seja, indiretamente, a população em geral é quem tem o poder de mudar essa situação através do sistema democrático.

Enquanto as crianças continuarem a serem utilizadas como meio para se atingir determinados fins, nunca teremos um mundo plenamente justo, digno e desenvolvido. No entanto, podemos trabalhar para ajudar a resgatá-las e criar ambientes em que as famílias não possam por em risco os membros mais jovens e mais vulneráveis da sociedade, as crianças.

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